i9BOX Dev Center

Please login or register.

Login with username, password and session length
Advanced search  

News:

Bem Vindo

Author Topic: Seat Ibiza CD Faker  (Read 804 times)

admin

• Administrator
  • Newbie
    • View Profile
Seat Ibiza CD Faker
« on: February 26, 2013, 10:35:07 PM »

A cerca de um mês atrás decidi tentar criar uma forma de poder ouvir musica MP3 no meu Ibiza sem recorrer à cassete com o famoso fio.A qualidade por este método é horrível na minha opinião e infelizmente o radio de origem como todos os colegas devem saber não tem leitor de CD's incluído, a não ser que se utilize uma caixa de CD's.
O radio de origem possui Line In's para o som mas infelizmente elas estão amarradas à dita caixa de CD's, ou seja sem caixa elas não activam!
Aqui a uns tempos vi umas box's a vender no Ebay que ainda custavam uns 55 euros que permitiam enganar o radio de forma a ele libertar as entradas para depois se poder ligar um MP3 ou outra qualquer fonte de som.
  A cerca de três semanas um colega com uma caixa destas encravou la um CD dentro da caixa dele e deu me a caixa para tentar repara-la.
A reparação foi fácil de fazer, mas quando a tinha desmontada lembrei-me de tentar desvendar como é que a caixa original troca informação com o radio para este libertar as entradas e talvez poder fazer igual.
Após uma breve pesquisa na Internet encontrei o PIN OUT do Cabo da Caixa de CD's.
Para ver o sinal que era trocado entre a caixa de CD's e o radio peguei no meu osciloscópio para observar a comunicação.
Os níveis de tensão são TTL, mas para poder saber o tempo de cada impulso enviado fiz uso de um Logic Analizer da Saleae para desvendar o resto.
Após recolher as amostras da comunicação tinha tudo o que era necessário para fazer um programa que repetisse o sinal.
Basicamente o programa tem de gerar uma trama de clock aproximadamente a cada 45ms.
Quando este tempo é atingido por cada bit recebido no Data IN tem de ser gerado um sinal PWM com um periodo de +/- 20 us.O duty cicle é de aproximadamente 56%
Após isto programei um velhinho PIC 16F84A que tinha de antigas brincadeiras para reproduzir o sinal que a caixa manda para o radio de modo a enganar o Radio.
Montei em breadboard e funcionou as mil maravilhas. Desenhei uma placa dedicada a este protejo no Eagle Cad de dupla face para dar um toque profissional ao projecto.
No final a placa montada ficou espectacular.
Agora baste me ligar esta placa no cabo que está na mala e o radio pensa ter a caixa de CD´s podendo ligar o meu iPhone carregado de MP3.Mudando no radio para CD ele aceita a funçao.
A qualidade de som agora é soberba e considero todas as horas que dediquei a isto um sucesso.

Aspecto Final

De momento tenho o cabo de audio passado desde a mala ate ao banco do passajeiro mas é possivel ligar directamente a placa ao conector Mini-Iso localizado na parte de traz do Radio.Desta forma a instalaçao fica mais limpa e nao se veem fios.
Irá ser o meu trabalho num proximo fim de semana.

« Last Edit: March 10, 2013, 03:39:04 PM by admin »